jogos de brasil sites de casino online

Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações

NOVIDADES

<< voltar para página de notícias
27 / maio / 2019

IEC SyC LVDC – Especialistas internacionais discutem tecnologia LVDC

Foi realizado em São Paulo, o workshop internacional “Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão Corrente Contínua LVDC”. Profissionais do Comitê Sistêmico de Distribuição de Energia Elétrica em Baixa Tensão Corrente Contínua (SyC LVDC) da International Electrotechnical Commission (IEC) relataram a experiência mundial no tema.

Representando o governo brasileiro, participaram o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Reive Barros dos Santos, o diretor do Departamento de Políticas Sociais e Universalização do Acesso à Energia Elétrica do MME, Antonio Celso de Abreu Junior, e o assessor da Diretoria de Conformidade do Inmetro, Leonardo Rocha.

Liderado por Vimal Mahendru, representante da Índia no Conselho de Gerenciamento de Normalização (SMB) e embaixador da IEC, o Comitê reúne especialistas do mundo todo para discutir o cenário mundial e tendências para normalização da tecnologia LVDC. Gennaro Ruggiero, secretário dos comitês sistêmicos da IEC, explicou como a abordagem da IEC colabora para o desenvolvimento da normalização e avaliação da conformidade de produtos elétricos e eletrônicos.

As vantagens da tecnologia LVDC para distribuição de energia elétrica foi ressaltada por Mahendru. “Ganhos significativos de eficiência energética e economia nos sistemas de distribuição da energia elétrica gerada pelas fontes renováveis tornam esta tecnologia estratégica e altamente viável”, afirmou. Segundo ele, a tecnologia LVDC contribui para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, da ONU, cujas iniciativas são apoiadas pela Abinee, em particular o objetivo nº 7 — Energia Limpa e Acessível — no centro do desenvolvimento econômico da sociedade.

Nesse sentido, Mahendru destacou a importância da tecnologia LVDC na distribuição de energia elétrica para o atendimento aos sistemas isolados. Os representantes governamentais reiteraram que o estudo desta tecnologia contribuirá para futuras políticas de transição energética.

Ruggiero explorou a grande evolução do mercado consumidor mundial de dispositivos eletrônicos, como celulares, computadores, eletrodomésticos, iluminação LED e veículos elétricos. Em sua opinião, tal evolução, por si mesma, justifica a discussão de padrões técnicos que beneficiem o consumidor final e aumentem a competitividade da economia.

O workshop foi promovido pelo Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações (Cobei), na função de Comitê Nacional Brasileiro da IEC. O Cobei possui destacada atuação na coordenação, conjunta com ABNT, da participação brasileira na normalização técnica, no Brasil e no exterior. A IEC é a entidade internacional de normalização para tecnologias do setor elétrico e eletrônico. Com sede em Genebra, Suíça, promove discussão, publicação e revisão das normas como ferramenta para o comércio internacional.

O Brasil participa dos diversos comitês técnicos e de gerenciamento da IEC, por meio do Comitê Nacional operado pelo Cobei e apoiado pelas entidades representativas da indústria elétrica e eletrônica brasileira.

Apresentação de Vimal Mahendru

Apresentação de Gennaro Ruggiero

Relatório tecnológico oficial da IEC sobre LVDC

Fotos do Evento

ASSOCIADOS

VER TODOS