jogos de brasil sites de casino online

Comitê Brasileiro de Eletricidade, Eletrônica, Iluminação e Telecomunicações

ABNT/CB-003 – Eletricidade

Conheça o ABNT/CB-003, Comitê Brasileiro de Eletricidade

A ABNT é o Foro Nacional de Normalização por reconhecimento da sociedade brasileira desde a sua fundação, em 28 de setembro de 1940, e confirmado pelo governo federal por meio de diversos instrumentos legais.

Entidade privada e sem fins lucrativos, a ABNT é membro fundador da International Organization for Standardization (Organização Internacional de Normalização – ISO), da Comisión Panamericana de Normas Técnicas (Comissão Pan-Americana de Normas Técnicas – Copant) e da Asociación Mercosur de Normalización (Associação Mercosul de Normalização – AMN). Desde a sua fundação, é também membro da International Electrotechnical Commission (Comissão Eletrotécnica Internacional – IEC).

Os Comitês Técnicos são órgãos de coordenação, planejamento e execução das atividades de normalização técnica relacionadas com o seu âmbito de atuação, que devem garantir que as CE representem toda a variedade de partes interessadas no assunto objeto de estudo.
Os Comitês Técnicos possuem um foro específico, denominado Conselho Técnico, onde seus Superintendentes ou Gestores têm assento e debatem as principais questões relacionadas ao desenvolvimento de Normas Brasileiras e os processos envolvidos neste trâmite.

No caso da área eletro-eletrônica temos o Comitê Técnico ABNT/CB-003 que é responsável por toda a normalização neste setor

Saiba mais

Comissões de Estudo

O processo de elaboração de um Documento Técnico ABNT é iniciado a partir de uma demanda, que pode ser apresentada por qualquer pessoa, empresa, entidade ou organismo regulamentador, que estejam envolvidos com o assunto a ser normalizado.

No caso de uma demanda relativa ao setor eletro-eletrônico, este é direcionado ao Comitê Técnico de Eletricidade (ABNT/CB-003) através de suas Comissão de Estudo onde estão os especialistas de cada assunto.

O assunto é discutido amplamente nestas Comissões de Estudo, com a participação aberta a qualquer interessado, independentemente de ser ou não associado à ABNT, até atingir consenso, gerando então um Projeto de Norma.

Saiba mais

Comissoes_de_Estudo_do_CB_003

PNS

O PNS – Programa de Normalização Setorial é um documento anual, estabelecido pela ABNT para o ano corrente, que apresenta o programa de trabalho da Normalização Brasileira de temas e títulos nacionais, regionais e internacionais. Neste documento é apresentado o cronograma das fases de elaboração do trabalho:

Fases 00 a 06 – Demanda – Avaliação da demanda pela ABNT.

Fases 10 a 20 – Novo Item de Trabalho (NIT) – Proposta, divulgação e aprovação do NIT.

Fase 30 – Elaboração do Texto-Base – Elaboração do Texto-Base pela Comissão de Estudo responsável, com supervisão da Diretoria Técnica da ABNT.

Fases 35 e 36 – Análise e Adequação do Projeto de Norma – Adequação à Diretiva 2, revisão ortográfica e validação das alterações pela Comissão de Estudo responsável.

Fases 37 a 39 – Editoração – Editoração e validação do Projeto editorado.

Fases 40 a 55 – Consulta Nacional – Projeto em Consulta Nacional, análise da Consulta Nacional e validação da Consulta Nacional.

Fase 60 – Publicação do Documento Técnico ABNT – Projeto de Norma aprovado na Consulta Nacional, homologado e publicado como Documento Técnico ABNT.

Projetos em Andamento

Na aba Projetos é possível acompanhar os estágios de um Projeto de Norma, sendo acessível o acompanhamento do processo até a sua publicação. É possível obter informações dos Projetos durante todo o seu desenvolvimento

Saiba mais

Normas ABNT Publicadas

O Comitê Brasileiro de Eletricidade informa a publicação dos projetos publicados pelas Comissões de Estudos
Escolha a aba Normas e faça a sua pesquisa.

Saiba mais

Pesquisa e Compras de Normas

No ABNTCatálogo, você encontra produtos e serviços, como Normas, Cursos, Publicações e Projetos, podendo acessá-lo de qualquer dispositivo.

Além pesquisa dos documentos técnicos nacionais, é possível adquirir Normas da ABNT e de outros organismos, bem como escolher a forma de visualização, podendo ser física ou eletrônica.

Caso o interesse seja por Cursos, todas as informações relacionadas a datas, horários, localização e conteúdo estarão disponíveis. Os Cursos ABNT possuem inscrição on-line.

A aba de Publicações apresenta os produtos da ABNT que facilitam o uso e a aplicação de Normas Técnicas, com conteúdo técnico simples e objetivo, baseado em Normas Técnicas nacionais e internacionais.

Saiba mais

14

ASSOCIADOS

VER TODOS